Pular para o conteúdo principal

Icó celebra online Semana 282 anos com programação cultural e solidária.


História, Memória e Patrimônio Cultural. Este será o mote da programação online denominada "Semana Icó 282 anos" que acontecerá durante os dias 27 de abril e 04 de maio, data esta da celebração da Emancipação Política de Icó.

Estão programadas 14 ações culturais online e participarão desta maratona cultural
artistas, historiadores, pesqusiadores e memorialistas, que se debruçarão sobre
a rica e secular História do Município de Icó, emancipado em 04 de maio de 1738, como a terceira vila instalada da então Província do Siará.

Durante a programação, haverá uma ação solidária de arrecadação de alimentos para os artistas do Município que estão em situação de vulnerabildiade em virtude da pandemia do Covid-19 ora vivido.

As pessoas interessadas poderão realizar a doação de qualquer valor para a conta da Associação AMICÓ.

Agência da Caixa Econômica número 1960, Poupança Operação 013, Conta Número 00105770-1.

Caso desejar doar alimentos, deverá entrar em contato de forma direta nas redes sociais do Icozeiro e da Associação AMICÓ ou com integrantes da Associação.

As transmissões ao vivo (lives) acontecerão nos horários de 16h, 17h e 19h do instagram do Festival Icozeiro (@icozeiro) e possibilitarão trazer conversas sobre História e Patrimônio à população icoense que reside no Município e fora, além de pessoas que desejam conhecer um pouco mais da História de Icó.

A abertura da programação online acontecerá com um vídeo especial de homenagem feito por Gilda Gabizo Théberge, trineta de Dr. Pedro Théberge, francês radicado em Icó que construiu o Teatro da Ribeira dos Icós e celebra 160 anos em 2020, o mais antigo do Ceará.

A ação cultural inédita e pioneira é uma realização da Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ) e conta com o apoio do Canal Icó em Fatos e Memórias, Festival Icozeiro, Ponto de Cultura Icozeiral, 
Ponto de Cultura WSA do Teatro, Ponto de Cultura Cultura no Largo, Grupo de Teatro Arte da Ribeira (GTAR) e Grupo Sinceratos de Teatro.

Toda a programação será divulgada nas redes sociais do Festival Icozeiro, Icó em Fatos e Memórias e dos membros da Associação AMICÓ, no Instagram, Facebook, sites e blogs parceiros e poderão acontecer "lives extras" no decorrer dos dias.

Icó, 282 anos de história!




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos de Icó, Ceará

         FOTOS: João José Rescala, IPHAN, IBGE, Google, Vital Neto (Icó em Foco) e Arquivo Pessoal Bruno Kaoss.

REGULAMENTO 10º FESTIVAL ICOZEIRO 2022

  REGULAMENTO 10º FESTIVAL ICOZEIRO 2022 A Associação Filhos e Amigos de Icó - AMICÓ torna público A Convocatória para o 10º FESTIVAL ICOZEIRO, válido em todo o território nacional, a se realizar no Município de Icó-CE. Esse chamamento tem como objetivo propor a fomentação e o desenvolvimento cultural, a democratização do acesso à arte e a intensificação das ações de produção, formação dos artistas e plateia. Os selecionados circularão em diversos equipamentos históricos da cidade que serão divididos em Pontos de Circulação, a saber: Teatro Municipal, Sobrado Canela Preta, Casa de Cultura Mariinha Graça, Coluna da Hora, Antigo Mercado Público, Balão do DNER, Balão da Rodoviária, Balão do Padre Cícero, Igreja São José, Igreja Matriz, Igreja do Rosário, Igreja do Monte, Igreja do Senhor do Bonfim, Salão Paroquial, Antiga Casa de Câmara e Cadeia e Largo do Théberge,  além de intervenções em outros equipamentos privados e demais localidades do município (distritos, comunidades e sítios). A

Chamamento ao 10º Festival da Cultura Icoense - Icozeiro 2022

O X Festival da Cultura Icoense - Icozeiro 2022 foi aprovado no Edital Cultura Viva 2022 da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, apoiador do projeto e é uma realização da Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ) e Ponto de Cultura Icozeiral. O Icozeiro, em sua origem, era realizado ente os dias 18 a 30 de dezembro em vários prédios tombados pelo IPHAN no Centro Histórico da cidade de Icó e regiões adjacentes, este ano, será realizado entre os dias 01 e 31 de dezembro. Circo, teatro, dança, música, artes plásticas, audiovisual, literatura, workshps, palestras e oficinas formativas. Estas são algumas das possibilidades de integrar a programação do 10º Festival da Cultura Icoense - Icozeiro, que abre as portas da histórica cidade de Icó, no Centro-Sul Cearense, em sua edição comemorativo de 10 anos. A partir desta segunda-feira, dia 05 de setembro, até o próximo dia 30 do mesmo mês, estarão abertas as inscrições do Festival que a cada ano busca ampliar sua programação, atuação e int