Pular para o conteúdo principal

"Dia Verde" - O Meio Ambiente em Debate no Icozeiro

Surgido a partir da necessidade de debater o Meio Ambiente, o "Dia Verde" diz respeito a um conjunto de ações voltadas a discutir o verde dentro do Festival da Cultura Icoense.

Com programação destinada em especial ao último dia do Icozeiro, no dia 30 de dezembro, o "Dia Verde" se prolonga ao longo do ano com ações diversas.

A semente foi lançada no ano de 2012, com a realização da palestra com o engenheiro agrônomo João José Anselmo dos Santos, coordenador do Centro Vocacional Tecnológico [CVT] de Icó, membro do CSBHAJ e professor da Faculdade Vale do Salgado [FVS].

Em 2013, o projeto "Dia Verde" foi oficializado a partir da realização de uma trilha ecológica realizada ao longo do Rio Salgado, no trecho que compreende o Município de Icó, entre o encontro com o Rio Jaguaribe, na comunidade do Mandacaru, até a Estação de Tratamento de Água de Icó, nas proximidades da Ponte Piquet Carneiro, na sede de Icó. Desta trilha, resulta o documentário sobre a situação do manancial que "corta" o Icó entre os anos de 2008 e 2013.

Outra mobilização que se inclui dentro do "Dia Verde" diz respeito ao reaproveitamento de garrafas PET e transformados em brinquedos para doação às crianças carentes, juntamente com alimentos arrecadados pelo Jogo Beneficente em Prol do Natal sem Fome, que também faz parte do Icozeiro e da Campanha Natal sem Fome.

Além destas ações, integram-se ao "Dia Verde" a palestra do professor João José Anselmo dos Santos e o Troféu Louro Verde, que premia as ações em Icó voltadas ao benefício do Meio Ambiente local e minimização do impacto humano em seu entorno. O troféu se destina às categorias de Pessoa Física, Empresa e Escola, seja ela pública ou privada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos & Vídeos ICOZEIRO 10 ANOS [De 01 a 31 de Dezembro de 2022]

Clique no link abaixo para visualizar as fotos e vídeos do festival: 👉  FOTOS & VÍDEOS

PROGRAMAÇÃO COMPLETA 2022

 Clique AQUI para ver a programação: Sujeita a alterações.

Fotos de Icó, Ceará

         FOTOS: João José Rescala, IPHAN, IBGE, Google, Vital Neto (Icó em Foco) e Arquivo Pessoal Bruno Kaoss.